Definição
É a retirada cirúrgica de lesões cancerígenas e demais lesões da pele utilizando técnicas especializadas para preservar sua saúde e estética.
Cirurgia de Câncer de Pele
Ouvir o diagnóstico de “câncer” é sempre muito difícil e assustador. Compreender que tratar o câncer de pele pode resultar em cicatrizes inestéticas ou até mesmo desfiguração do local atingido pelo tumor, também é muito difícil. O cirurgião plástico compreende as suas preocupações e irá direcioná-lo ao melhor tipo de tratamento, sempre lhe informando dos efeitos adversos do mesmo.
O tratamento de câncer de pele, bem como qualquer forma de câncer, pode ser cirúrgico ou em poucos casos, clínico. A cirurgia tem por objetivo retirar total ou parcialmente o tumor, uma vez que o diagnóstico do mesmo já esteja estabelecido por biópsia, exame clínico, exame de imagem, entre outros. O tratamento clínico pode ser com Quimioterapia e/ou Radioterapia, e em poucos pacientes tem-se conduta expectante.
O cirurgião plástico remove, cirurgicamente, lesões cancerígenas e demais lesões da pele utilizando técnicas especializadas para preservar sua saúde e sua aparência. Tenta-se manter, quando possível, a estética e qualidade de cicatriz resultante dessa retirada de lesão.