Procedimentos

 

Ginecomastia

       É o excesso de pele, gordura e/ou glândula mamária nos homens. Pode ser uni ou bilateral. Mais comum na puberdade com prevalência de 65% dos casos. A maioria dos casos não apresenta causa definida (idiopática). Dentre as principais causas patológicas de ginecomastia, está o uso abusivo de anabolizantes. Mas, existem diversas causas que devem ser discutidas e avaliadas pelo seu médico, como uso de maconha, cimetidina, cetoconazol, ranitidina, etc. 

        Quanto ao tratamento, vai depender da causa. Se for indicado cirurgia, normalmente se associa a lipoaspiração para retirada do excesso de gordura local e melhorar o contorno e retração da pele, com a retirada da glândula mamária propriamente dita, que é feito através de uma incisão ao redor do mamilo. Raros casos, que apresentam flacidez de pele importante na região, terão a indicação de realizar uma plástica mamária com cicatrizes mais extensas, muito semelhantes a cicatriz de mamoplastia redutora em mulheres.

Durante os primeiros dias de pós-operatório, é possível que o paciente sinta alguma dor, que pode ser controlada por analgésicos e anti inflamatórios. O retorno às atividades diárias se dá entre 1 e 2 dias.
É necessário evitar carregar peso por pelo menos 2 semanas.
No período pós operatório é necessário utilizar um colete de compressão pelo período de um mês e ter atividade física moderada.
O edema pós-operatório dura cerca de 7 a 10 dias e o déficit de sensibilidade local, em geral, é transitório, durando no máximo um ano na maioria dos casos.