LIPOASPIRAÇÃO E CONTORNO CORPORAL
A forma ideal para o corpo masculino é com ombros e tórax largos, abdômen tonificado e área estreita de quadril e de coxas. No entanto, à medida que o homem envelhece, as áreas de gordura tendem a se acumular em torno do abdômen, nas laterais (“pneuzinhos”), na área do peito (condição chamada ginecomastia), e ao longo do queixo e pescoço. Muitas vezes, os homens se submetem à lipoaspiração para remover estas áreas de gordura que são resistentes à dieta e ao exercício físico regular.
Em muitos casos, apenas a lipoaspiração corrige efetivamente estas áreas. Homens mantêm a elasticidade da pele mais tempo que as mulheres, e a área de gordura abaixo da pele tende a ser mais firme e mais vascularizada que as mulheres. Devido a estes e a demais fatores, a lipoaspiração em homens é geralmente muito eficaz. Homens que têm flacidez de pele, bem como áreas de gordura em excesso, optam por um procedimento de remoção cirúrgica da pele, além da lipoaspiração. A retirada da pele, também pode ser realizada em pacientes com ginecomastia causada principalmente pelo tecido glandular e não pela gordura.
Nos últimos anos, os cirurgiões plásticos têm desenvolvido formas de melhorar o contorno muscular com implantes estéticos. Implantes de panturrilha, originalmente desenvolvidos para restaurar o contorno da perna de vítimas de acidente e de poliomielite, agora são usados para dar plenitude estética à perna masculina. Da mesma forma, os implantes peitorais, utilizados para reconstruir o tórax de homens com síndrome de Poland, por exemplo, também podem ser usados para aumentar os músculos peitorais em homens saudáveis.
A abdominoplastia pode ser uma opção para homens que apresentam pele abdominal em excesso e/ou avental (geralmente resultado de perda maciça de peso), músculos abdominais frouxos e/ou hérnias.