Procedimentos

 

Mentoplastia

Cirurgia no queixo

Muitas vezes não percebido pelo próprio paciente (que procura o cirurgião plástico para realização de uma rinoplastia ), um queixo retraído é uma importante causa de desarmonia no contorno facial.
Microgenia ou hipomentonismo caracteriza-se por hipodesenvolvimento do mento, com oclusão dentária satisfatória. Na análise do perfil do paciente, observamos que o mento está em posição mais posterior em relação ao lábio superior e a fronte. É imperativo determinar se o que ocorre é uma deformidade de oclusão e/ou esquelética (que necessita cirurgia ortognática) ou se o mento encontra-se apenas retraído.

Existem diversas maneiras de se corrigir um queixo retraído.
As principais são:

  • Cirurgia de avanço do mento (osteotomia basilar da mandíbula), na qual secciona-se e avança um segmento da própria mandíbula do paciente. A cirurgia é mais complexa e cara, devido à utilização de parafus​os específicos. Porém, como não há utilização de material aloplástico, não há risco de extrusão ou migração dos implantes.
  • Implante de Medpor® (Porex – polietileno poroso) que é um material biocompatível ao tecido ósseo e apresenta grandes vantagens em relação à prótese de silicone, mas tem como desvantagem o alto custo.
  • • Implante de silicone: cirurgia realizada por acesso intraoral ou em submento, com posicionamento do implante de silicone na região do mento. Mais simples, rápida e barata. Como desvantagem, apresenta mais desgaste ósseo quando comparada ao “porex” (situação que pode ser revertida, atualmente com o uso de silicones mais macios). O implante de silicone deve ser evitado quando existe um hipermentonismo, que é a contratura exagerada dos músculos do queixo.
  • Preenchimento com ácido hialurônico: pode-se optar por técnicas não cirúrgicas, como preenchimento com ácido hialurônico. O avanço não é tão significativo, mas pode conferir melhora ao contorno facial. O procedimento é rápido, relativamente barato, mas deve ser repetido anualmente. Geralmente a lipoaspiração do pescoço é associada a este procedimento, o que define melhor o contorno mandibular e faz com que seus ângulos fiquem mais visíveis.