Muitas mulheres sentem-se incomodadas com a aparência de sua genitália, por apresentarem pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho e assimétricos, ou monte de vênus (região dos pelos pubianos) muito proeminentes, ou grandes lábios com perda ou aumento de volume.
A sexualidade humana, principalmente feminina, hoje é discutida com mais naturalidade e a cirurgia íntima é cada vez mais realizada no Brasil. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revelou um crescimento de 50% no número de cirurgias íntimas realizadas no Brasil nos últimos anos.
Ninfoplastia ou labioplastia
(Cirurgia para diminuir pequenos lábios vaginais)
A principal causa desta alteração é genética, podendo estar presente desde a infância, ou se desenvolver durante a puberdade ou menopausa. Pode também ocorrer como um efeito colateral do uso de esteroides anabolizantes, com aumento do clitóris e dos lábios vaginais. A hipertrofia dos pequenos lábios vaginais e a alteração mais comum da genitália feminina, pode causar constrangimento durante o ato sexual.
A cirurgia visa a redução dos pequenos lábios, mas não de forma exagerada, visto que eles tem a importante função de proteger a entrada da vagina e ajudar na lubrificação local.
A ninfoplastia é um procedimento simples, eficaz e seguro. É usualmente realizado com anestesia local e sedação, com alta hospitalar no mesmo dia, poucas horas após o término do ato operatório.